Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Com a mão na massa






Amigas e amigos que por ventura pararem para ler esta humilde blogueira, apresento-vos meu PÃO DE MANDIOQUINHA! O primeiro, o único, o verdadeiro! Tudo isso na minha casa, claro.
Há anos faço esta receita e é um pãozinho que se saboreia muito bem sozinho ou recheado (eu adoro com Philadelphia).
Delicioso ao café da manhã, companheiro perfeito no lanche da tarde.
Compartilho com vocês, sem mais delongas, a receita:

Ingredientes:
1/2 kg de mandioquinha cozida, amassada e já fria
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa) de manteiga
1 kg (mais ou menos) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
2 colheres de sopa ou dois envelopinhos de fermento para pão

Preparo:
Bata no liquidificador os ovos, o óleo, a manteiga, o açúcar e a mandioquinha.
Despeje numa vasilha funda e que possa ser tampada.
Coloque aos poucos a farinha de trigo e o leito morno com o fermento dissolvido.
Em seguida, amasse e sove.
Cubra a massa e coloque uma bolinha num copo com água; quando ela subir a massa estará pronta
para ser aberta (o velho truque!!!!).
Abra, com rolo, na grossura de um dedo. Corte-a com um copo e vá colocando os pãezinhos numa assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer por mais 1/2 hora.
Pincele com gema e leve ao forno (aquecer sempre o forno antes!).
Quando dourar está pronto seu delicioso pãozinho!

7 comentários:

Regina Saraiva disse...

Hum que delícia! Adoro pão e mandioquinha também, vou experimentar fazer com certeza.
beijo

M de Maria Ateliê disse...

Nossa Rebeca!
Parece delicioso!!!
Eu sou uma negação na cozinha rs acho que 'sovar' a massa no meu caso, será estregar :(
Mas vou encaminhar a receita a um destino certo!!!
rs
bjs,ótima noite!

Simone Carvalho disse...

Oi Rebeca,
minha mãe tem essa receita, e fica mesmo uma delícia, acho que ela só não usa o liquidificador. Vou guardar comigo, quem sabe uma hora eu faço, pois parece estar uma delícia.
Beijão
Simone

Amor em casa disse...

HUUUMMM! vou fazer depois eu falo como ficou... bjs

Paula disse...

Têm óptimo aspecto!
A vossa comida é óptima. Todas as vezes que fui ao Brasil voltei com mais uns quilinhos! :)

Friends Forever disse...

Que delícia!
Vou fazer depois te conto o resultado!!
BJs
Amara

AliceGap disse...

fiz a receita neste fim de semana..
pergunta: nos ingredientes vc diz sal e no moda de fazer só açúcar. Botei os dois =P
quando cozi a mandioquinha também acresci sal ao cozimento. Penso ficar melhor cozê-las sem sal.
Mas mesmo assim ficou muito bom.
Como vc as faz recheadas?

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza