Quem sou eu

Minha foto
Piracicaba, SP, Brazil
Sou casada, tenho um filho, amo viver, adoro trabalhos manuais, música, filmes, antiguidades etc.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tutorial: bicos de tecido



Um tutorial! Sim, mostro hoje uma tentativa de tutorial. Espero que me faça entender!
São bicos de tecido, feitos em uma tira só.
Sei que até comercializam essa régua que fiz em papelão mas, resolvi eu mesma fazê-la, devido a simplicidade e ao alto preço pedido.
Cortei uma tira de papelão com 14 cm de largura (o cumprimento você escolhe já que você vai colocando a régua de novo quando terminar de riscar uma parte).
Dividindo pelo cumprimento a tira de papelão, tenho duas partes de 7cm, certo? Fui cortando quadrados de 7cm sem separar, primeiro de um lado e depois do outro. E não é que deu certo?!
Acompanhem essa minha aventura:

Cortei duas tiras de 8x60cm (os 60 cm eram o comprimento necessário
para o meu projeto: você faz do tamanho que lhe convir)

Costurei emendando as duas tiras

Pelo avesso, centralizei a minha tosca (mas funcional!) régua

e fui riscando entre os quadrados

ficou assim, riscadinho nas duas tiras

Cortei nos riscos sem contudo atingir a costura que
uniu as duas tiras

Pronto! Tudo cortadinho.

Dobrei cada quadrado em dois triângulos
- 1º ...


... 2º triângulo

Prendi com um alfinete

e fui fazendo até o final da tira

Ah, sabe essa sobrinha no começo?

pode cortar, tá?

Comecei então a fazer a outra parte, exatamente da
mesma forma (dobrando dois triângulos)





Aí, abaixei o triângulo para cima do triângulo da tira de baixo

E continuei fazendo por toda a tira

Passei uma costura para fixar os bicos uns aos outros

Passei a ferro com capricho, molhando para ficar mais firme

E a tira de bicos está pronta!
Pode ser usada dos dois lados

Este foi o lado que escolhi

E aqui meu armário de cozinha,
todo enfeitadinho!

Espero que tenha conseguido dividir com vocês como faço esses bicos que podem ser usados em muitos projetos.
Podem virar barra de toalhas, de guardanapos, acabamento de almofadas etc. 
Qualquer dúvida, vocês sabem onde me encontrar!
Ah, e uma constatação: preciso de uma base de corte nova!!!! Esta minha, com 14 anos de uso, já não está muito fotogênica...

114 comentários:

Nilda Biagio disse...

Olá Rebeca
Adorei...gosto muito desse barrado e vc ensinou muito bem como se faz!
Muito obrigada!!
Bj
Nilda

Toca do trico e croche disse...

Rebeca,
obrigado pela maravilhosa aula...que acabei de receber... de como fazer este lindo barrado de tecido!!!
Você foi perfeita !!!
Já salvei e certamente farei...adorei!!!

Beijos!

Sonia Faria

Artes da Vovó Mada 2013 Brasil disse...

Amei, Rebeca, com certeza vou fazer, valeu a dica...ficou lindo esse bico!bjs

Regina Saraiva disse...

Olá Rebeca,

Lindo o bico e explicadinho!
Qualquer dia vou tentar.
beijo

By Neymes disse...

OI REBECA,LINDINHO DEMAIS AMIGA,ADOREI,SERÁ QUE DOU CONTA,COSTUREIRA DE 1ªVIAGEM,HEHE.BEIJOS.VALÉRIA.

Andréa disse...

Oi, Rebeca.
Adorei o tutorial! Não tinha ideia de como se fazia esse barrado.
Um abraço,
Andréa.

Simone Carvalho disse...

Oi Rebeca,
achei bem bacana os bicos, e não parece difícil, só tentando.Adorei.
Vou tentar te enviar por e-mail as ideias pra vc usar as suas toalhinhas.
Um beijão amiga.
Simone

Beth disse...

Nossa Rebeca, não sabia como fazia estes bicos, agora já sei! Ficou maravilhoso e bem explicado!

Bjs

Beth

Pri Helmberger disse...

Que lindo.
Gostei do tutorial, ficou muito fácil de entender.
É muito charmoso né?
Eu usaria para decorar a mesa num bazar ao vender produtos da minha loja.
Um beijo!

Amor em casa disse...

rebeca do céu...eu não acredito era justamente isso q estva tentando fazer...caramba eu estou fazendo uns panos de pratos novos e queria um com biquinho assim, olha só eu tinha cortado os quadradinhos separados...af!!!ainda bem q foram só dois, rs. Não sabia q era assim...
menina tó boba. obrigada de verdade, heim...

Paula disse...

Rebeca, achei genial!

M de Maria Ateliê disse...

Oi Rebeca, bom dia!
O seu PAP ficou ótimo.
Adorei,super explicado :)
Obrigada por contar.
Muito legal a ideia da régua também.
'Funciona' mesmo , como a de acrílico.
:)
bjs,ótimo finde

Unknown disse...

Rebeca, muito bom!| Adorei a ideia e a sua criatividade foi perfeita! Vou guardá-la e já tenho umas ideias na cabeça! Obrigada pela partilha ! bjs Nina

Márcia Helena disse...

Rê, amei isso! E sua régua ficou perfeita para a finalidade. E o tutorial ficou muito claro, bjs

Sílvia disse...

Oi Rebeca, passei para conhecer seu cantinho, amei esse tutorial, e fica um bico lindo, muito bem explicadinho.
ficarei feliz se vier me visitar e assim ganharei mais uma amiga virtual, já sou seguidora.
Lindo domingo.
Bjs.
Silvia.

trapos a voar disse...

Tutorial perfeito! Vou já experimentar, mal volte para casa. Tinha pensado debruar uma manta com uma fita desse género. Obrigada!

Unknown disse...

Mandou muito bem no tutorial!
Ah! Eu só reparei na base de corte depois que você falou. Se funciona direitinho, pra que régua cara e base nova?

Daniela de Paula disse...

Rebeca,
adorei seu tutorial e o resultado. Vou guardar para fazer um dia.
beijo,

Anônimo disse...

Nossa, que legal, Rebeca, não sabia que se fazia assim, seu pap ficou dez, muito claro, parabéns! Que venham outros, rsrsrsrs! bjs

Li disse...

Adorei sua ideia da régua, consegui fazer uma para mim, mais uma vez PARABENS!!
bjus, Li

Zuleica disse...

É a primeira vez que vejo seu trabalho. Adorei. Parabéns.
Zuleica.

aprendendo artesanato disse...

OI REBECA FIQUEI ENCANTADA COM SEU CANTINHO, OBRIGADA AMIGA POR COMPARTILHAR SEUS LINDOS TRABALHOS. BJS.

Pretha disse...

Muito bem explicadinho, amei, fiz a minha régua de acetato de uma radiografia, ficou ótima e achei mais pratica para usar e durável, fica essa dica. Bjs

Unknown disse...

Obrigada pelo tutorial! Amei! Espero que não se importe, compartilhei esse link em meu blog.
Beijos!!!

Graça Tristão disse...

Parabéns pelo tutorial... bem explicadinho...
Paz e Luz
Graça

COSTURA E LITERATURA disse...

Querida, obrigada por compartilhar! O passo a passo está perfeito! Bjos

ANALAICE disse...

Ih olha eu aqui de novo... Amei e aprendi...Obrigada por nos ensinar...Ficou lindo. Beijos...

Unknown disse...


Rebeca,


muito boa ideia...
obrigada pela aula de bom gosto e capricho....
sua mais nova seguidora

MF

Anônimo disse...

Que pap legal, menina! Nem tinha ideia que era assim que se fazia, obrigada! Bjs e tenha um lindo e doce dia!

Maria dos Anjos Rosa Batista disse...

Parabens pelo tutorial, muito bem explicado, obrigada!

Rosa disse...

Es genial,espero ponerlo en practica!

Vanessa Oliveira disse...

Tenho dificuldades em cortar quadrados certos, pois não tenho o material adequado, vc deu uma mega dica obrigado por compartilhar.
Vanessa

Nena disse...

Olá,Rebeca!
Perfeito o pap,obrigada por partilhar.
Bjo,Nena

Casa de Lola disse...

ADOREI, muito obrigada por partilhar vou tentar fazer.
Beijos
Lola

Mercè Patchwork disse...

ME gusta este tutoriol ,gracias por compartirlo. Besos

Fernanda Camargo disse...

Perfeita explicação!!
Muito obrigada por compartilhar!!

ARTErapia,Joaquim disse...

Oi ameu seu blog,e a dica dos biquinhos tambem obrigada por compartilhar,eu faço de sobra de retalhos separados ,mas essa não conhecia muito pratico e lindo!

ely disse...

muito obrigada , realmente eles estão pedindo um valor absurdo tentei fazer uma vez mas não consequi mas agora deu certo bjssss

Unknown disse...

Ola Rebeca, boa noite! Parabens pela linda aula, perfeita!!! Parabens tbm por dividir ideias como esta da regua, que, concordando com vc, sao mto caras mesmo. O barrado ficou perfeito, lindoo!!! Bj

Unknown disse...

Ola Rebeca, boa noite! Parabens pela linda aula, perfeita!!! Parabens tbm por dividir ideias como esta da regua, que, concordando com vc, sao mto caras mesmo. O barrado ficou perfeito, lindoo!!! Bj

Unknown disse...

Ola Rebeca, boa noite! Parabens pela linda aula, perfeita!!! Parabens tbm por dividir ideias como esta da regua, que, concordando com vc, sao mto caras mesmo. O barrado ficou perfeito, lindoo!!! Bj

Unknown disse...

Ola Rebeca, boa noite! Parabens pela linda aula, perfeita!!! Parabens tbm por dividir ideias como esta da regua, que, concordando com vc, sao mto caras mesmo. O barrado ficou perfeito, lindoo!!! Bj

daniela disse...

Carino da matti!!!!
Grazie !!!
Daniela

Marília Rodrigues disse...

Rebeca,querida, ficou muito fofinho o seu projeto e o pap muito bem explicado. A sua base de corte está ótima, não se preocupe em trocá-la, o que interessa é a sua funcionalidade. Qdo fizer a próxima cortina prá minha cozinha, vou usar os seus ensinamentos. Obrigada!

Lia disse...

Muito bom esse tuto!! O resultado é uma graça...
Ah, aconselho a lixar a sua placa com uma lixa d'água bem fininha, tipo 400 ou 600, ela vai dar uma limpada e vc consegue usar pelo menos mais uns 2 anos... ;-)

Eleni disse...

Nossa faz muito tempo que eu queria aprender fazer esses bicos amei.
uito obrigado!

Anônimo disse...

Rebeca, obrigada, estava louca procurando essa régua, achei também muito cara, seu raciocínio lógico foi apropriado, agradeço pelo compartilhamento !!!!!

joma disse...

Bom dia Rebeca, muito obrigada pelo pap, adorei vou fazer hj mesmo esta muito bem explicadinho já estou te seguindo e a convido a conhecer meu blog e me seguir também bjs um dia maravilhoso

Anjos Arteiros disse...

Muito clara a tua explicação. Faz bastante tempo tinha vontade de fazer este barrado,mas não sabia como. Agora já posso tentar. Obrigada.

Anônimo disse...



ALO REBECA GOSTEI DA IDEIA
TBM NÃO SABIA COMO FAZER

Anônimo disse...

maravilha de tutorial.

maristela disse...

amei e vou fazer so queria saber as medidas da regua

http://pinturasdacidinha.blogspot.com disse...

Coisa de gênio, adorei. Muito obrigada mesmo por compartilhar conosco. Deus a abençõe muito, muito.

Anônimo disse...

Nossa você me salvo, eu estou a muito tempo querendo aprender a fazer esse tipo de barradinho e ja fiz o pedido desta régua ja tem quase um mês e até hoje obrigada

Unknown disse...

Foi maravilhosa a sua aula.. Deus de abençoe sempre com a sua boa vontade de dividir conosco a sua experiência. Você sempre vai ser recompensada por ELE (Deus).

Unknown disse...

Olhe só, ficou mto legal! Adorei aprender! Pena que não dê para seguir o seu maravilhoso blog pelo e-mail!:-(

Unknown disse...

Rebeca simplesmente fantástico. Amei a régua, até já fiz a minha com caixa de pizza. Que Deus continue ti abençoando e aumentando ricamente a sua criatividade. Parabéns.

Tia celia disse...

Rebeca!!! Adorei!! Deu ate vontade de tentar!! Tomara q não passe.... v é a professora perfeita!!
tia célia

Circe disse...

Oi menina, tudo bem?
Sabes que também estou gostando do pathcwork mas realmente as réguas mais elaboradas são caras.
Comprei imas que chegaram ontem, que foram as que achei com preço menor do que aqui na minha cidade.
E eu também fiz uma prá mim de papelão, gostaria muito de comprar essa que ficou igualzinha a original mas é muito cara, por isso já vou pegar um papelão e fazer a minha.
Dáuma olhada na minha, só que eu emendei um quadrdinho, no outro e fiz uma régua grande, usei um gabarito daqueles que tem 6 lados.
Paguei 12,00 mas aqui já encontrei por 45,00.
Graças a Deus nós somos criativas.
Um grande abraço.

Unknown disse...

ola Rebeca :)
muito obrigado por partilhar estas dicas, adorei o seu blog!

VERA LUZ disse...

ADOREI O SEU TRABALHO MT BE EXPLICADO PARABENS

Conceição Esteves disse...

Olá, obrigada pelo seu carinho em meu blog.
Gostei tanto do seu que também já estou seguindo.
Obrigada pelo tutorial, tão bem explicado, com um resultado lindo e perfeito.
Já aprendi algo novo com você.
Beijinhos

josi Art"s disse...

oi Rebeca obgda pela dica , qual o tamanho dos quadrados da regua, vou fazer uma pra mim

lansucci disse...

Que xuxuzinho! Você é muito didática. Amei desde a faixa, passando pelo PAP até o armário de cozinha. Que delicadeza. Confesso que nunca tinha visto isso. Pode ser aplicado em panos de prato, fica uma graça mesmo. Obrigadinha por compartilhar. Parabéns! Bjinhos
Lan Succi

Rita disse...

Adorei a explicação. Vou tentar fazer. Parabéns.

Unknown disse...

Adorei fica lindo demais.

Unknown disse...

Oi Rebeca,

Gosto da maneira que você explica... tudo parece mais simples... obrigada!
Isabel

CRISTINA disse...

Perfeito. ...sua explicação foi maravilhosa, obrigada por compartilhar!

CRISTINA disse...

Perfeito. ...sua explicação foi maravilhosa, obrigada por compartilhar!

Unknown disse...

Lindo y delicado Felicidades

Celinha disse...

Onde vc comprou???

Marli Lacava disse...

olá Rebeca como vai?? Depois de um bom tempo em que vc. publicou encontrei-os e achei a idéia incrível. Vou faze-los já já e tenho ceertesa que o resultado será fantástico. Parabéns, bj

Rita de Cassia Merigueti Paula disse...

Fantástico!
Maravilha de explicação!

Unknown disse...

Amei esse barrado ficou lindo , vc pode me explicar como fazer a régua ? Desde já obrigada

Unknown disse...

Amei esse barrado ficou lindo , vc pode me explicar como fazer a régua ? Desde já obrigada

Unknown disse...

aproveitei os tecidos com barras e fiz como vc. explicou/ ficou lindo, agradeço sua ajuda. tinha aqueles tecidos com barras p patchwork.

Anônimo disse...

Obrigada pela linda aula. Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Adorei sua explicação,e vou fazer com certeza.Obrigada Deus a abençoe.

Unknown disse...

Menina A-DO-REI!!!
Chiquetérrimo seu forrinho!!! Parabéns!!! Super clean sua explicação, fácil pra qualquer um acessar e muito charmoso mesmo. Ah! Também vou tentar fazer pra mim. Minha cozinha já está merecendo um assim...

Docinho aguiar disse...

Rebeca, ja conhecia essa régua... cara mesmo. E giz como vc. Depois colei no acetato de rx, como a moça fez. Mas me coloquei no lugar de qm n sabia nada... e vc foi ótima, dá para todos entenderem. Parabéns.

Unknown disse...

Perfeito, grata por compartilhar.

Malu disse...

Parabéns pela sua boa vontade de explicar! Que Deus continue te abençoando!

Rosangela mg disse...

Vi seu trabalho e fiz com a regua ficou lindo mt obg pela explicaçao.Que Jesus de abençoe hj e sempre

Unknown disse...

Ótima explicação... bem didática... parabéns!

Ana Maria - Anateliê disse...

Oi Rebeca. Sensacional o seu tutorial! Muito bem explicado, escrito corretamente e com fotos muito boas! Obrigada por compartilhar. Ah...eu também tenho muitas réguas "toscas" que me ajudam demais!Abraços e sucesso!

Mercy disse...

REBECA MIL GRACIAS QUE TUTORIAL TAN CLARO. DIOS TE PAGUE.TEDESEO MUCHOS EXITOS .DESDE COLOMBIA CON UN FUERTE ABRAZO

Unknown disse...

muito legal!!! vou fazer

Anônimo disse...

Explicação perfeita! Parabéns! Da p sentir q vc ama o q faz!

CLEOARTES77 disse...

Obrigada por compartilhar com a gente esse conhecimento. Amei.

Eleonora disse...

Rebeca eu estava procurando esta régua encontrei , já estou fazendo de papelão obrigada por compartilhar, parabéns. grata.

Unknown disse...

Amei o seu tutorial, Deus lhe abencoe!

Unknown disse...

Aprendi não sabia do segredinho

Walkiria Amorim disse...

Amei o PAP...com certeza farei uns barrados de panos de pratos.

Walkiria Amorim disse...

Você tem outros PAP de tecnicas??pois ensinou maravilhosamente bem
...

Unknown disse...

Parabéns!!!!! é muito mais fácil fazer assim.. você ensina muito bem.Deus te abençõe sempre

Unknown disse...

Como vc faz esse molde no papelão

maricris disse...

hola, navegando por pinterest me encontré con esta cenefa y lo facil que es hacerlo con tu excelente tutorial, creo que e arriesgare a hacerlo en un próximo proyecto, gracias por compartir

Unknown disse...

Fiquei na duvida se ssobra as pontas , uma embaixo outea acima

Sonia disse...

Nossa amei voce é 10 muito bem explicado eu amo fazer estas coisas

Unknown disse...

amei .explicacao perfeita

Unknown disse...

Amei. Mas como faz esse gabarito pra marcar os quadradinhos?

Unknown disse...

um tutorial fantástico
eu adoro esse bicos
obgo

Unknown disse...

Olá!!! Muito obrigada por compartilhar conosco seu trabalho. Ficou perfeito seu tutorial. Deus te abençõe!!!

Elisa disse...

Parabens pela explicação, estava procurando algo neste tipo e adorei seu jeito de fazer. Obrigada por compartilhar.

Sonia disse...

Bom dia achei muito criativo eu adoro esses bicos mas, dessa maneira não tinha visto ainda esses bicos são do tempo da minha mãe ela fazia em panos de copa vou fazer achei ótimo, a regua pode fazer com acetato fica legal eu creio.

Unknown disse...

Amei, lindo e muito bem explicado. Obrigad Rebeca por compartilhar seu lindo trabalho.

Unknown disse...

Simplesmente genial!!!!!

Unknown disse...

Amei. Muito bem explicado e ficou lindo.E como aproveitar material bem acessível e fazer um trabalho perfeito
Parabéns

Unknown disse...

Amei este barrado beijo ficou lindo

Unknown disse...

Que lindo perfeito adorei parabéns

Rosângela de Lima disse...

Menina, demorei mais encontrei um jeito de fazer os bicos que tanto amo. Gratidão

Anônimo disse...

Lindo trabalho

Anônimo disse...

Lindo!!Parabéns Rebeca

Vânia Hummel disse...

Muito obrigada pelo tutorial . Simples e eficaz !!! Vânia / DF

Eu recomendo

Eu recomendo

costureiras de Tarsila

costureiras de Tarsila

Obrigada pela visita! Volte sempre!

Gentileza Gera Gentileza